Alimentação e saúde bucal | Folha de Londrina

A importância da saúde bucal dos animais de estimação
junho 17, 2019
Professor da UEL pesquisa deficit nutricional e saúde bucal em idosos
junho 17, 2019

Dentista em Santos



| Shutterstock

Dentista em São Vicente - Manter uma boca saudável não se resume a adotar hábitos de higiene, como escovar os dentes e passar fio dental diariamente. A alimentação é um item muito importante para manter os dentes e gengiva saudáveis. “A ingestão de uma dieta balanceada, com frutas, vegetais, proteína magra, derivados do leite e grãos integrais, fornece nutrientes essenciais para a ótima saúde bucal e geral”, observa a nutricionista  Danielle Schmidt Costa, de Londrina. Ela ressalta que a nutrição exerce um efeito importante sobre os dentes, gengiva e mucosa oral. 

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Costa acrescenta que alimentos gordurosos ajudam a prevenir cáries, pois formam uma película oleosa nos dentes protegendo-os. “Vale ressaltar que devemos preferir gorduras de boa qualidade, como azeite extravirgem, castanhas e abacate, sempre com moderação pelo seu alto valor calórico. Não podemos esquecer da água, que ajuda a equilibrar o pH (que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade) da boca e manter o constante fluxo de saliva”, destaca.  

Dentista em São Vicente - Ela explica que a boca é o ponto inicial de contato com os nutrientes consumidos. “Isso impacta não somente a saúde geral, mas também a saúde dos dentes e gengivas. Se sua nutrição for ruim, os primeiros sinais geralmente aparecerão em sua saúde bucal”, relata. 

Dentista em São Vicente -  VITAMINAS 

Dentista em São Vicente - A nutricionista ressalta que o cálcio é um mineral muito importante para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. “Ele é encontrado nos leites e seus derivados, brócolis, couve e gergelim”, aponta. E para fixar esse cálcio no organismo é preciso vitamina D, que existe na gema de ovo, manteiga, peixes, leites e derivados integrais. 

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Já a vitamina B e o ferro são importantes para a saúde das gengivas. “Encontramos em feijão, lentilha, ervilha, farelo de trigo, arroz integral, além de serem boas fontes de fibras”, exemplifica.  

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - A vitamina C também é muito importante para o organismo, porque protege o tecido das gengivas contra lesões e ajuda na cicatrização, como no ferimento ocasionado por um fio dental. “Frutas cítricas têm um pH ácido, sendo necessário moderação em seu consumo. A vitamina C está presente em frutas cítricas como goiaba, laranja, kiwi, acerola e caju”, explica.  

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda -  GENGIVITE 

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Costa explica que a gengivite é uma inflamação da gengiva que pode comprometer um ou mais dentes. “Sem os cuidados necessários ela pode evoluir para uma inflamação ainda mais grave. Alguns alimentos podem potencializar o processo inflamatório. Refrigerantes, molhos como catchup, vinhos, vinagre e até iogurte são exemplos comuns de alimentos que podem desgastar o esmalte do dente, porém, para retirada desses alimentos, depende da sensibilidade de cada um e da avaliação do seu dentista”, aponta.  

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Embora não seja um alimento, a nutricionista ressalta que o cigarro também é um veneno para a saúde bucal.   

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Ela explica que em algumas ocasiões, a deficiência de vitaminas pode causar gengivite. “A carência de vitamina C pode produzir inflamação e sangramento das gengivas. Alguns alimentos que ajudam a evitar essas inflamações ricos em vitaminas e minerais ajudam a combater a proliferação de bactérias. É igualmente importante manter uma dieta rica em alimentos que contenham Vitamina C, complexo B e minerais como zinco, ferro, magnésio, selênio, cálcio e potássio. Exemplo disso, temos as frutas, vegetais e grãos integrais, entre outros”, orienta a nutricionista da Unimed. 

| Folha Arte

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - ‘FÓRMULA’ PARA DENTES BRANCOS  

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda -   O dentista especializado em odontologia estética, Cristian Higashi, de Curitiba, explica que o consumo de alguns alimentos e a adoção de hábitos simples e diários de higiene cada vez mais se mostram como a “fórmula” para uma boca saudável. “É no dia a dia que construímos os hábitos em nossas vidas. Os alimentos saudáveis e indicados para a saúde podem ser encontrados em abundância na natureza e nas prateleiras dos supermercados. Dessa maneira simples podemos ter melhor qualidade de vida e ainda ter uma dentição branquinha”, orienta. “Desde sempre, as pesquisas nos comprovam que a melhor estrutura dentária é a natural, nenhuma tecnologia ainda copia a perfeição da natureza”. 

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Alguns alimentos são benéficos, mas exigem cuidados. “O limão tem poder adstringente e bactericida. Mas essa bebida é extremamente ácida se ficar muito tempo na boca. Isso pode provocar a desmineralização da estrutura dentária”, adverte.  

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Além de evitar bebidas ácidas, ele recomenda às pessoas que evitem tomar café ou algo com corantes que podem aderir à estrutura do dente. “Se o sujeito tomar algo ácido, a superfície do dente fica mais rugosa. Se tomar logo em seguida algo que deixa manchas, fica mais difícil na hora de fazer limpeza, principalmente entre os dentes, e isso contribui para a formação de uma mancha superficial, além de corar as restaurações”, aponta. 

Dentista em São Vicente - Higashi afirma que o que mais tem desgastado os dentes são produtos industrializados. “Evite ao máximo dar às crianças refrigerantes e sucos de caixinhas. Essas bebidas são ricas em açúcar e podem causar cáries. Priorize água, chás ou sucos naturais, sempre sem açúcar. Bolachas e salgadinhos costumam ter um alto teor de açúcar, sódio e gordura e baixo teor nutritivo”, observa. 

Dentista em São Vicente - “É preciso sair desse tipo de consumo e investir mais na alimentação natural. Eu tenho observado muitos desgastes causados por alimentos assim e pela escovação com pastas dentais abrasivas e escovas com cerdas duras. Tudo isso contribui para o desgaste do dente. Se isso for associado ao bruxismo, preocupa ainda mais”, aponta. 

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Alimentos com alto teor de açúcar contribuem para a produção de ácidos nas placas que atacam o esmalte do dente. Eventualmente, esses ácidos fazem com que o esmalte do dente seja removido, formando a cárie. Higashi explica que o açúcar em excesso fica aderido à estrutura dentária e isso desgasta o esmalte.  

Dentista em São Vicente - “Isso gera um pH ácido, que pode iniciar o processo de formação da cárie. Começa com uma cavidade e depois progride até atingir o canal e a pessoa passa a sentir bastante dor”, expõe. “A saliva tem poder de neutralização do pH e consegue remineralizar o dente. A partir do momento em que há desgaste mais profundo, quando ocorre a cárie, esse processo é irreversível. A saliva não consegue mais fazer essa remineralização”, aponta. 

Fonte: https://www.folhadelondrina.com.br/saude/alimentacao-e-saude-bucal-2946622e.html


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *