Autismo: Por que a Marcha na ponta dos pés é comum?

Conheça o Campus Cascavel – O Presente
março 4, 2020
Vereadores derrubam veto em projeto sobre saúde bucal da pessoa com autismo
março 4, 2020

Dentista em Santos



Foto: Divulgação

Dentista em São Vicente - A marcha na ponta dos pés não faz parte dos critérios diagnósticos do autismo, mas, frequentemente, encontramos crianças que, após aquisição da marcha, começam a andar na ponta dos pés, sem colocar o calcanhar no chão, de forma aleatória – apresentando-se esta, inclusive, em muitos casos, como uma estereotipia.

Dentista em São Vicente - As pessoas com Transtorno do Espectro Autista, TEA, apresentam alterações de processamento sensorial em uma ou mais portas de entrada sensorial, o que pode influenciar diretamente a forma como ela anda.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - A marcha na ponta dos pés no autismo pode assim estar associada a uma hipersensibilidade tátil (a criança considera a pressão na parte inferir dos pés desagradável e tenta evitá-la) ou a uma hipossensibilidade (quando descarrega o peso do corpo na ponta dos pés para explorar melhor o ambiente em busca de obter sensações que parecem lhe faltar). Pode ainda estar relacionada a um comprometimento do sistema vestibular, quando há alterações no sentido de equilíbrio e orientação espacial da criança, que pode tentar “compensar” andando na ponta dos pés; ou ainda, ser uma questão de processamento visual (que dificulta a correta percepção do ambiente, o que pode também alterar a marcha), entre outras possibilidades.

Dentista em São Vicente - Vale lembrar que qualquer pessoa com TEA pode apresentar outras comorbidades associadas. E algumas condições podem cursar com hipertonia que, neste caso, se apresentaria como um aumento do tônus da musculatura do tríceps sural (da panturrilha), o que dificulta que a criança faça a dorso flexão dos pés e consiga colocar a planta do pé inteira no chão e, então, deambular de maneira habitual.

Dentista em São Vicente - “Frente a uma criança que apresenta marcha na ponta dos pés, precisamos detalhar bem a história clínica, fazer um exame físico bem minucioso, para avaliar se existe alguma questão muscular envolvida, se é somente uma questão sensorial etc., e então traçarmos um plano de tratamento”, informa a neuropediatra Dra. Deborah Kerches,  especialista em Transtorno do Espectro Autista e Saúde Mental Infantojuvenil

Dentista em São Vicente - A marcha na ponta dos pés merece atenção pois pode comprometer as atividades diárias da criança e/ou gerar dor e fadiga nas articulações, podendo ainda afetar a postura, a movimentação global e a forma como a criança conseguirá explorar o ambiente e receber seus estímulos.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Segundo a Dra. Déborah Kerches, cada caso deve ser avaliado com suas particularidades para que o médico especialista possa propor a melhor linha de tratamento. Podem ser utilizadas, por exemplo, intervenções sensoriais, atividades psicomotoras, fisioterapia etc. Em casos de hipertonia (tônus aumentado), em que mesmo com fisioterapia motora e medicações não se consegue diminuir a espasticidade, pode ser indicado bloqueio muscular com toxina botulínica tipo A e até cirurgia.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - *Contribuiu para esta matéria a Dra. Deborah Kerches, neuropediatra, especialista em Transtorno do Espectro Autista e Saúde Mental Infantojuvenil.

Fonte: https://bahianoar.com/autismo-por-que-a-marcha-na-ponta-dos-pes-e-comum/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *