Caso Rafa Kalimann: dor no dente pode ser sinal de abscesso

O bruxismo é um incomodo para você?
março 3, 2020
devo escovar o dentes sempre após as refeições?
março 3, 2020

Dentista em Santos



Na manhã desta segunda-feira (02), a influencer digital Rafa Kalimann deu um susto em seus colegas de confinamento do Big Brother Brasil 20. Depois de ficar ausente do programa por algumas horas, a mineira acabou revelando o motivo inusitado de seu sumiço: ela precisou passar por uma cirurgia de urgência.

Em conversa com outros participantes da atração, ela explicou que teve de fazer às pressas um procedimento bucal para tratar um abscesso dentário e ainda passou por um tratamento de canal. Tudo isso após sentir uma forte dor de dente na hora de dormir.

Recuperada do procedimento, Rafa contou que foi atendida por um profissional dentro da casa do BBB e precisou ser submetida à anestia para encarar a cirurgia. Segundo a brother, foi diagnosticado um abscesso dentário na parte inferior de sua boca e um tratamento de canal foi realizado na parte de cima.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

“Eles me viram chorando de dor na cama. Não tinha lado para dormir”, disse a influencer ao ser questionada sobre o motivo do procedimento. A dor intensa e repentina na boca, na verdade, é um dos principais sinais de alerta do abscesso e deve ser relatada para um profissional habilitado o mais rápido possível. Saiba mais:

Causas e sintomas de abscesso dentário

Um abscesso dentário nada mais é que o acúmulo de pus na raiz do dente devido a uma infecção bacteriana. O problema pode ocorrer em diferentes regiões da boca e por diversas razões. De acordo com João Paulo Tanganeli, cirurgião dentista do Instituto Tanganeli, há três tipos de abscessos dentários:

  • Abscesso pericoronário: quando o dente está nascendo ou nasceu parcialmente e a gengiva ainda está cobrindo parte dele. Se acontecer uma contaminação ali, pode haver o surgimento de um abscesso
  • Abscesso periodontal: quando a infecção ocorre nas gengivas junto à raiz de um dente, como quando um pedaço de alimento fica preso e não é devidamente removido na escovação
  • Abscesso periapical: ocorre na ponta da raiz dentária, geralmente provocado por uma cárie não tratada ou uma infiltração bacteriana em um tratamento prévio de cárie.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Além da dor local, que pode ir se instalando aos poucos ou surgir subitamente, outro sinal importante da presença de um abscesso na boca é a sensação de dente “aumentado”.

“Como há tecidos contaminados em expansão lá na ponta da raiz do dente, você tem a sensação de que o dente aumentou de tamanho. Na verdade, ele saiu um pouquinho para fora. Ao morder, a pessoa tem a impressão de que ele está mais alto que os outros. É aí que a dor começa”, afirma o especialista.

Riscos de não tratar um abscesso

Diante dos primeiros sintomas, João Paulo Tanganeli orienta que a pessoa procure ajuda de um especialista o mais rápido possível para receber um tratamento adequado. Caso o abscesso dentário não seja tratado adequadamente, o problema pode evoluir e oferecer alguns riscos para o paciente, como:

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

  • Expansão da infecção para tecidos vizinhos (e até outras partes do corpo, como pescoço, nariz e ouvido)
  • Osteomielite (infecção grave no osso)
  • Infecção generalizada (especialmente em pacientes com imunidade baixa).

Normalmente, o tratamento de abscesso dentário envolve a drenagem de pus, uma cirurgia de canal e controle com antibióticos receitados apenas pelo especialista. O importante é ser atendido por um profissional capacitado e nunca se automedicar.

Como evitar o surgimento de abscesso

Para evitar o surgimento de um abscesso dentário, é muito importante estar em dia com sua saúde bucal. Algumas dicas de prevenção, segundo o cirurgião dentista João Paulo Tanganeli, incluem:

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

  • Escovação diária dos dentes
  • Uso de fio dental para remover restos de alimentos
  • Visitar periodicamente um dentista
  • Não usar palito de dente para remover objetos estranhos do dente

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/35987-caso-rafa-kalimann-dor-no-dente-pode-ser-sinal-de-abscesso


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *