CFO participa do II Fórum Pernambucano de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Pele de Hollywood: técnica de beleza das Kardashian chega ao ES
março 14, 2020
A importncia da sade bucal e a relao com diabetes
março 14, 2020

Dentista em Santos



Ao centro, o Professor Doutor em Odontologia, Evaristo Volpato, que também é Tesoureiro do CFO, apresentou a palestra “Cárie dentaria: conceitos e prática clínica em um ambiente especial”

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou nesta sexta-feira,
dia 13 de março, do II Fórum Pernambucano de Odontologia para Pacientes com
Necessidades Especiais “Cromo somos especiais na Odontologia: Síndrome Down”. O
evento, realizado pelo CRO-PE, objetivou sensibilizar os profissionais e
estudantes de Odontologia acerca da necessidade de aprofundamento dos
conhecimentos nessa área de atuação.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - O Professor Doutor em Odontologia, Evaristo Volpato, que também é Tesoureiro do CFO, ressaltou na palestra “Cárie dentaria: conceitos e prática clínica em um ambiente especial” a importância do olhar preventivo à saúde bucal dos pacientes com necessidades especiais. “O cuidado com a saúde bucal desses pacientes requer particularidades específicas. Em mais de 20 anos de experiência a crianças com necessidades especiais, é possível afirmar que a orientação correta aos pais para o cuidado diário da saúde bucal faz toda a diferença na prevenção, pois a doença ‘cárie’ é afetada diretamente pelos hábitos alimentares, pela higienização e o uso de medicamentos. Nesse contexto, prevenir é muito mais fácil do que tratar, considerando as alterações cognitivas, de coordenação motora e comportamental”, explicou.

Evaristo Costa, Eduardo Ayrton Cavalcanti e Rafael Marra com os integrantes da Comissão de OPNE do CRO-PE

Dentista em São Vicente - O Presidente do CRO-PE, Eduardo Ayrton Cavalcanti, esclareceu que a proposta do II Fórum é dar continuidade ao debate fomentado na primeira edição que abordou sobre a inclusão do atendimento ao paciente autista na rede pública. “Nesta edição a temática está voltada para a necessidade de capacitação dos Cirurgiões-Dentistas aos Pacientes com Síndrome de Down, associando o olhar técnico aos procedimentos de forma humanizada. De que forma nós, profissionais da odontologia, podemos melhorar o atendimento realizado, principalmente na atenção básica? Sabemos da dificuldade de acesso desses pacientes ao serviço público especializado. Buscamos contribuir para que o profissional que presta serviço na ponta saiba identificar, atender e acolher os pacientes especiais. O olhar inclusivo garante a qualidade de vida desses pacientes”, afirmou.

Rafael Marra apresentou a palestra “Uma linda história de amor”

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Rafael Marra, pai de Linda
Mariano Marra, de 11 meses, que nasceu com Síndrome de Down, ressaltou os
desafios enfrentados para a promoção de saúde bucal em pacientes com essa condição
genética. Na palestra apresentada ‘Uma linda história de amor’, Rafael Marra,
que também é Presidente do CRO-TO, compartilhou informações sobre a rotina e as
superações como Cirurgião-Dentista e pai. “Crianças com esse tipo de síndrome apresentam
nascimento tardio dos dentes de leite e fragilidade muscular (Hipotonia
Muscular), o que dificulta na amamentação e na mastigação. Além disso, nascem
com palato atrésico, ou seja, mais estreito, o que dificulta que a língua da criança
fique acomodada dentro da boca, por isso a necessidade de realizar massagens no
céu da boca a fim de expandir essa região. Caso o problema não seja corrigido,
o ideal é que a gente parta para a utilização da Placa Palatina de Memória
(PPM), que possui estimuladores para língua e lábios. Esse procedimento induz ao
vedamento labial e a manutenção da língua, com melhora da musculatura orofacial
da criança e desenvolvimento da respiração nasal. Meu objetivo é ajudar outros
pais que têm filhos nessa condição”, completou.

Dentista em São Vicente - Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Grupo Maracaarte, da Integrarte/PE integrou a programação do II Fóum

Dentista em São Vicente - Atualmente, dos 333 mil Cirurgiões-Dentistas inscritos no Sistema Conselhos, apenas 734 possuem especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, de acordo com informações do portal do CFO. Ou seja, nem a rede pública ou a particular possui especialistas suficientes para atender essa parcela da população com a qualidade necessária. Essa realidade representa, inclusive, problema de saúde pública. Os tradicionais Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Sistema Único de Saúde (SUS), não dispõem de todos os especialistas necessários à saúde bucal da população.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - De acordo com dados do último Censo Demográfico, em 2010, mais de 45 milhões de pessoas com necessidades especiais no Brasil ainda enfrentam a falta de olhar inclusivo para viver em uma sociedade adaptada. Esse número representa 23,9% da população brasileira. Entre as deficiências identificadas, a pesquisa considera quatro tipos: visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. Nesse contexto, alguns grupos de Pacientes com Necessidades Especiais podem ter maior suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças bucais, a depender do tipo de Patogenia sistêmica, alteração salivar, dieta cariogênica, alteração muscular e ineficácia da higienização.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Apesar de o Brasil estar incluído no 1/3 dos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) que dispõem de legislação para as pessoas com deficiência, a saúde bucal é a assistência em saúde mais negligenciada para às pessoas com necessidades especiais, seja em âmbito ambulatorial, domiciliar ou hospitalar. 

Dentista em São Vicente - Por Michelle Calazans e Camila Melo / Ascom CFO
imprensa@cfo.com.br

Fotos: Thaís Salomão Gomes / Ascom CRO-PE

Fonte: http://cfo.org.br/website/cfo-participa-do-ii-forum-pernambucano-de-odontologia-para-pacientes-com-necessidades-especiais/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *