Cinco doenças físicas e mentais que a má higiene bucal pode causar

o que são, para que servem e quais as diferenças
novembro 11, 2020
Rhf Talentos está contratando Técnico Em Saúde Bucal em: São Paulo, São Paulo, Brasil
novembro 12, 2020

Dentista em Santos



Foto: Divulgação

Dentista em São Vicente - De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, menos de 22% dos adultos têm as gengivas totalmente saudáveis. Além disso, mais de 90% da população mundial irá sofrer alguma forma de doença bucal em suas vidas, que vão desde cáries até doenças periodontais.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - “Quando a saúde bucal está deficiente, pode interferir em várias funções do organismo e deixá-lo vulnerável a uma série de doenças, que vão muito além da cárie. Isso porque boa parte das bactérias do organismo humano estão presentes na boca. No entanto, quando negligenciamos os cuidados com a saúde bucal, essas bactérias podem se proliferar e migrar para outros órgãos, por meio da corrente sanguínea, comprometendo a saúde em geral”, explica a Dra. Maria Geovânia Ferreira, dentista, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) e da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI).

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Confira 5 doenças que podem ser geradas pela falta de higiene bucal:

Dentista em São Vicente - Endocardite bacteriana

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Um dos problemas mais sérios originados da má higiene bucal, a endocardite bacteriana é uma infecção que afeta diretamente o coração, podendo ser fatal. “A infecção causada pelas bactérias bucais pode entrar no sistema sanguíneo por um simples sangramento na boca e atingir válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento interno do coração, sendo um agravante para doenças cardíacas”, diz Maria Geovânia.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Sendo assim, pacientes portadores ou com predisposição a problemas no coração devem consultar o médico e o dentista regularmente e tomar cuidados extras na higiene bucal diária.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Pneumonia e artrite reumática

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Seguindo o mesmo processo de infecção da endocardite, as bactérias da boca podem chegar a outros órgãos, como os pulmões e as articulações, causando infecções como pneumonia e artrite reumática. “O mais preocupante é que essas bactérias não são naturalmente encontradas nessas regiões. Dessa forma, elas não encontram resistência natural e, por isso, o tratamento pode ser mais complexo”, alerta a especialista.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Parto prematuro

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York, a bactéria bucal actinomyces pode estimular as contrações uterinas e a dilatação do colo do útero, antecipando o trabalho de parto. A pesquisa mostra que a bactéria pode antecipar em dois dias o parto e reduzir em 60 gramas o peso do bebê.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Ou seja, além de todos os cuidados que a mulher deve ter durante a gestação, o pré-natal odontológico é extremamente importante. Isso porque ocorre uma grande elevação hormonal durante a gravidez, que deixa as gengivas das mulheres grávidas mais suscetíveis a inflamações. Além disso, náuseas e enjoos constantes podem dificultar a higienização oral adequada, aumentando o risco de doenças periodontais.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Diabetes

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - A diabetes aumenta a propensão para o desenvolvimento de doenças periodontais e inflamações na gengiva, além de outros problemas de saúde bucal, como feridas, perda óssea ao redor dos dentes e boca seca. “Ao mesmo tempo, as doenças periodontais podem agravar o diabetes, criando um ciclo muito perigoso para a saúde geral desses pacientes. Por isso, pessoas que têm diabetes devem ter um cuidado ainda maior com a higiene bucal e manter os índices de glicemia controlados”, frisa a dentista Maria Geovânia.

Dentista em São Vicente - Ansiedade/estresse

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - O bruxismo é um dos exemplos da relação saúde mental e bucal. Trata-se de uma disfunção que gera o apertamento ou ranger dos dentes, causada pelos músculos da mastigação. As consequências são lesões orofaciais, desgastes dentários, distúrbios da Articulação Temporomandibular (ATM) e dor muscular.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - “A principal causa do bruxismo são problemas psicológicos, especialmente a ansiedade. Quando a ATM sofre algum tipo de alteração, é classificada como Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM). Os principais sintomas são mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e até mesmo problemas na coluna e dificuldade para abrir e fechar a boca. Pessoas com quadros de ansiedade crônica e depressão são aquelas que mais sofrem com a DTM”, relata Maria Geovânia.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Segundo a especialista, o estresse em excesso estimula o organismo a liberar mais toxinas pelo corpo. Essas toxinas, por sua vez, podem afetar os rins, o intestino e outros órgãos, incluindo a cavidade bucal. “Estresse também significa que nosso organismo está liberando mais hormônio cortisol, essencial para manter nosso corpo em atividade e, por isso, é liberado em maior quantidade pela manhã. Porém, em excesso, o cortisol pode causar desequilíbrios no organismo”.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - De acordo com a especialista, é importante ficar atento aos sinais, principalmente quem se encaixa nos quadros citados. “Caso a pessoa tenha dores na região da face e na cavidade bucal, ela deve procurar um dentista imediatamente. Se os problemas tiverem relação com a saúde mental ou física, um tratamento multidisciplinar deverá ser indicado”, finaliza Maria Geovânia.

Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/11/2020/cinco-doencas-fisicas-e-mentais-que-a-ma-higiene-bucal-pode-causar


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *