Cirurgiã-dentista fala sobre toxina botulínica no ‘AB Saúde’ | Caruaru e Região

Caciane, a desbravadora de Gravataí, é campeã gaúcha de trilhas e montanhas – Região
novembro 26, 2019
Saúde Bucal nas Creches
novembro 27, 2019

Dentista em Santos



O ‘AB Saúde’ desta terça-feira (26) tirou dúvidas sobre botox. No estúdio do AB1, a cirurgiã-dentista Roberta Verçosa conversou com Almir Vilanova sobre o assunto.

TV Asa Branca: A aplicação da toxina botulínica trata doenças ou apenas controla?
Roberta Verçosa:
Apenas controla, dizer que a toxina botulínica trata doenças é uma inverdade porque quando fala em tratamento, é pensado que cura, e a a toxina botulínica não consegue curar patologias, ela controla sintomas com algumas patologias, como por exemplo, a sialorreia, que é o aumento do fluxo salivar, então alguns pacientes têm a sialorreia e alguns pacientes têm a disfagia, que é a dificuldade de deglutição e fica com a saliva acumulada na boca, então o profissional pode entrar com a toxina botulínica e fazer o bloqueio dessa glândula salivar e ele vai ficar temporariamente controlado.

TV Asa Branca: Com relação ao bruxismo existe algum acompanhamento com essas aplicações?
Roberta Verçosa:
Dados da OMS relatam que 30% da população mundial sofre com bruxismo e 40% da população brasileira, que é um índice muito alto. Muitos dos pacientes convivem com as dores orofaciais, com todo esse problema, porque o bruxismo provoca muita dor se não tratada, inclusive no ouvido, na nuca, no trapézio, e a toxina botulínica age para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

TV Asa Branca: A aplicação do botox dói?
Roberta Verçosa:
Não dói, nós como cirurgiões-dentistas só fazemos aplicações em face e em áreas anexas como o trapézio, a nuca, se ela tiver associada a uma cefaleia secundária e usamos uma seringa em agulha de insulina, então é praticamente indolor.

TV Asa Branca: Existe alguma idade para poder fazer um tratamento com essa toxina?
Roberta Verçosa:
Não, o que existe é indicação, lógico que não vamos fazer um tratamento em um adolescente em casos de estética, se for funcional não existe idade, é indicação.

TV Asa Branca: Quem teve paralisia facial aos 52 anos e hoje está com 55 anos, a toxina pode melhorar a aparência?
Roberta Verçosa:
Para quem teve paralisia facial, a aplicação requer muito cuidado, porque vamos tentar equilibrar a musculatura do lado que está bem assimétrico, será utilizado a toxina do lado sadio, para tentar deixar a face menos assimétrica, mas existe sim essa possibilidade de melhoria na aparência.

TV Asa Branca: Quem teve os dentes inferiores tortos e com o passar dos anos os dentes superiores também ficaram tortos, o tratamento com botox pode corrigir isso?
Roberta Verçosa:
Não, dentes tortos não. A toxina atua em músculos e glândulas salivares mas dentes não, deve-se procurar um dentista ou ortodontista.

TV Asa Branca: Sorriso gengival pode melhorar com a aplicação de botox?
Roberta Verçosa:
Sim, sorriso gengival é muito bem trabalhado com a toxina botulínica, a gente consegue excelentes resultados, e têm aqueles casos que é preciso fazer cirurgia, mas o paciente não quer, então é feita a aplicação da toxina botulínica e temos excelentes resultados. Em média, é feita apenas uma aplicação, só após quatro meses, se for preciso que é feita outra aplicação.

TV Asa Branca: Quem tem o maxilar projetado para frente que atrapalha a mastigação, com esse tratamento de botox pode-se resolver esse problema?
Roberta Verçosa:
Não, quem tem maxilar projetado para frente deve procurar um bucomaxilofacial e ele vai fazer as indicações, talvez uma cirurgia.

TV Asa Branca: Quem tem bruxismo, sente muitas dores, o procedimento do botox para tratamento dura muito tempo?
Roberta Verçosa:
Não, quem tem bruxismo terá que fazer uma avaliação e o tratamento é uma série de tratamentos em conjunto, pode-se usar a toxina butolínica que vai ajudar muito nas dores orofaciais, dor no ouvido e pescoço, terá que usar uma placa miorrelaxante. O bruxismo será tratado como um tratamento coadjuvante, terá que ser feito um ajuste oclusal, quem falta dente terá que repor, é uma associação de tratamento.

TV Asa Branca: Quais as doenças que podem ser controladas com a aplicação da toxina botulínica?
Roberta Verçosa:
Sialorreia, nevralgia do nervo trigêmeo, que é a uma das piores dores do mundo, são dores tipo choque, que é de rápida intensidade, mas é uma muito forte, tem paciente que sofre com isso a vida toda, chega a ter até relatos de suicídio por causa dessa dor, e a maioria das pessoas não sabem que essa dor pode ser controlada com a toxina botulínica, têm pacientes que passam até sete meses para refazer a aplicação.

'AB Saúde' — Foto: TV Asa Branca/Reprodução

‘AB Saúde’ — Foto: TV Asa Branca/Reprodução

Fonte: https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2019/11/26/cirurgia-dentista-fala-sobre-toxina-botulinica-no-ab-saude.ghtml


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *