Curso de Medicina da Uespi promove evento para discutir prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer

» Orto Rádio Centro abre inscrições para o curso de capacitação de auxiliar de saúde bucal
agosto 13, 2019
Gestantes devem redobrar cuidados
agosto 13, 2019

Dentista em Santos



Dentista em São Vicente - “O câncer já é a principal causa de morte em mais de 500 cidades brasileiras”, afirmou o Sabas Carlos Vieira, presidente da Comissão Científica do OncoPiauí 2019 – Congresso Piauiense Multidisciplinar de Oncologia e o I Congresso Médico de Oncologia do Piauí. O evento foi organizado pelo curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e realizado entre os dias 9, 10 e 11 de agosto, no auditório Senador Bezerra, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi).

Dentista em São Vicente - Foi partindo de dados como o divulgado por Sabas Vieira, que a Liga Acadêmica de Oncologia do Piauí (Laopi) criou o OncoPiauí, que neste ano chegou a 3ª edição. O intuito foi promover a atualização dos profissionais dentro do contexto da oncologia e relatar os principais métodos e abordagens capazes de contribuir para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

Dentista em São Vicente - O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e foi responsável por 9,6 milhões de mortes em 2018. Em nível global, a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS-Brasil), que atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as América, afirma que uma em cada seis mortes são relacionadas à doença.

Dentista em São Vicente - Segundo Sabas Vieira, o médico, sozinho, não é capaz de fazer diagnóstico, prevenção e um tratamento adequado do câncer. É necessária uma equipe multiprofissional atuando. Por isso, o OncoPiauí 2019 reúne profissionais de diversas áreas que compartilharam com o público informações qualificadas. O evento reuniu cirurgiões, oncologistas clínicos, radioterapeutas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionista e dentistas, todos com o mesmo objetivo que foi colaborar para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. “Segundo projeções da OMS, nas próximas décadas, o câncer será a principal causa de morte no Brasil, isso gera um custo financeiro muito alto, além do sofrimento do tratamento e do risco de morte”, afirmou.

Dentista em São Vicente - Mariel Osório, estudante do 9° período do Curso de Medicina da Uespi e presidente da Liga Acadêmica de Oncologia do Piauí, conta que o câncer está entre as 5 doenças crônicas que mais matam. “Têm dados do INCA que mostra que em torno de 5 anos, o câncer pode se tornar a doença que mais afetará a população, podendo ultrapassar as doenças cardiovasculares”, alertou.

Dentista em São Vicente - Saúde bucal e câncer: atuação do dentista na prevenção e diagnóstico precoce

Dentista em São Vicente - O evento discutiu temas como o avanço nos métodos de diagnóstico e tratamento oncológico, a importância na abordagem multidisciplinar do paciente, as implicações éticas e legais no diagnóstico e terapias oncológicas e a qualidade de vida do paciente. O intuito do OncoPiauí 2019 foi abordar o maior número de assuntos ligados ao câncer, porque de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2018 e 2019, o Brasil registrará em média 14,7 mil novos casos de câncer em cavidade oral por ano — somando os casos de esôfago e laringe, o número chegará a mais de 33 mil casos anuais.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Pesquisas mostram que a má higiene oral está diretamente ligada com uma maior probabilidade de desenvolver câncer de pescoço, boca e cabeça. Para discutir o tema, o OncoPiauí 2019 trouxe a palestra “Saúde bucal e câncer: atuação do dentista na prevenção e diagnóstico precoce”, que foi apresentada por Julio Cesar de Paulo Cravinhos.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - “Estimativa do INCA dão conta de que 300 mil novos casos devem surgir somente neste ano. Deste número, cerca de 670 será no Piauí, sendo 150 casos na capital e o restante no interior”. Alguns fatores podem causar câncer bucal, por exemplo, a exposição acentuada ao sol em trabalhadores rurais (provocam câncer de lábio) e a má higiene bucal, segundo informou o especialista.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Para ele, o autoexame bucal é fundamental. “Se o indivíduo notar algum tipo de alteração, caroço nas áreas aquecidas ou áreas que sangram, é importante que procure as equipes de saúde bucal do seu bairro para que seja feito o diagnóstico mais precocemente possível”, finaliza.

Dentista em São Vicente - Alimentos que podem diminuir o risco de câncer

Dentista em São Vicente - A palestra “Alimentos que podem diminuir o risco de câncer” foi apresentada pela especialista Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Coêlho. De acordo com ela, a alimentação é aliada tanto na prevenção como no tratamento de câncer.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - “Uma alimentação inadequada, cheia de produtos com conservantes, processados e ultraprocessados, contém uma grande quantidade de nitrato e nitrito, substâncias que estão envolvidas na gênesis de vários tipos de tumores, dentre eles, câncer de mama, próstata e de intestino”.

Dentista em São Vicente - Coêlho conta ainda que os alimentos funcionais são os mais apropriados para consumo, pois eles contêm compostos chamados de bioativos, que exercem efeitos na prevenção do câncer, como os flavonoides e licopenos. Esses bioativos são encontrados, por exemplo, no tomate, couve-flor e acelga.

Dentista em São Vicente - “Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), conta que o consumo diário desses alimentos evita o câncer de cabeça e pescoço”, finalizou.

Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/materia/uespi/oncopiaui-2019-discute-prevencao-diagnostico-e-tratamento-de-cancer-9325.html


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *