Dia do Odontopediatria: a importância de cuidar desde cedo – Enfoque MS

Mais sorrisos proporcionados pela Secretaria Municipal de Saúde de Estação! – Estação
janeiro 31, 2020
Ayurvedic Tamanho do mercado, Compartilhe 2020 Tendências globais da indústria, Crescimento, Segmentação, Demandas futuras, Inovação mais recente, Receita de vendas por previsão regional até 2025
janeiro 31, 2020

Dentista em Santos



Dentista em São Vicente - No dia 30 de janeiro, comemora-se o “Dia do Odontopediatra”. O odontopediatra é o profissional responsável pelos cuidados com a boca dos pequenos, desde os primeiros meses de vida. Junto dos pais, o profissional atua pela prevenção e manutenção da saúde bucal das crianças. Durante a infância, é comum que os pais sejam os maiores exemplos. Junto deles, a criança descobre e interpreta o mundo ao seu redor, e isso abrange os cuidados com a higiene.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Dos pés à cabeça, é fundamental que os responsáveis pelo pequeno expliquem com paciência e didática a maneira correta de fazer a higiene, sempre, prezando pelo bom exemplo. A criança que pratica bons hábitos em prevenção à saúde, tem isso como prioridade na vida adulta. Entenda melhor sobre o assunto com a odontopediatra da Cassems, Heloisa Helena Nunes da Cunha.

Dentista em São Vicente - A odontopediatra Heloisa Helena explica que há um entendimento de que os cuidados com a boca devem começar após o surgimento do primeiro dente. No entanto, os pais têm que estar atentos desde o nascimento da criança. “A primeira coisa a se avaliar são os frênulos, ou, como popularmente chamados, o freio de língua. Os cuidados são em relação às estruturas anatômicas da cavidade oral”.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Além da atenção para a estrutura da boca, é importante que a higiene esteja presente na rotina do bebê, antes mesmo dele ter a coordenação para fazer os procedimentos sozinhos. Para a odontopediatra, a criança pode ter mais facilidade em aprender quando os pais praticam a limpeza desde os primeiros dias de vida. “Independentemente de ter os dentes, para que essa criança tenha esse procedimento como rotina, é preciso cuidar desde o nascimento. Se os pais já têm esse costume, mesmo antes dos primeiros dentinhos, a criança fica condicionada”.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - De acordo com Heloisa Helena Nunes, o procedimento de higiene na gengiva do bebê deve utilizar apenas gaze e água. “A higienização é feita somente uma vez ao dia, após a última mamada antes do bebê fazer o sono da noite. Após os seis meses, quando os pais inserirem as papas na alimentação da criança, é necessário higienizar depois dessa alimentação e à noite”.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - A amamentação tem papel fundamental no desenvolvimento da estrutura bucal. A profissional de Odontologia explica o aleitamento materno auxilia nos primeiros dias de vida. “Nos primeiros dias da amamentação, a criança ainda não suga o seio da mãe, ela ordenha. E, para fazer esse processo, ela projeta a mandíbula e realiza a pega do peito mais facilmente. Então, a amamentação é importante para estimular o crescimento, porque, com essa projeção ela se desenvolve. Além de tudo isso, auxilia no posicionamento de língua e na respiração, que deve ser nasal, e não bucal”.

Dentista em São Vicente - No entanto, Heloisa esclarece sobre o mito de que o leite materno não causa cáries na criança. “É necessário entender que, apesar de ser um leite materno, que não é rico em açúcares, carboidratos e gorduras, também pode causar cárie. Tudo o que ‘gruda’ no dente pode fermentar e trazer essas bactérias para a boca do bebê”.

Dentista em São Vicente - Após os seis primeiros meses de vida, a introdução alimentar também tem papel fundamental no desenvolvimento da dentição. A orientação da odontopediatra é para a textura dos alimentos oferecidos para a criança. “Orientamos para que os pais evitem, ao máximo, aquelas papas peneiradas, amassadas e batidas. Desde que começa a se alimentar, inclusive, para incentivar a deglutição e estimular a gengiva, é preciso amassar grosseiramente o alimento e oferecer. A partir do momento que tiver os dentes anteriores, alguns alimentos já podem ser dados em pedaços maiores”.

Dentista em São Vicente - Outra dúvida frequente dos pais é sobre a influência da chupeta e bico da mamadeira na formação dos dentes da criança. Heloisa chama atenção para a questão de que, com a vida moderna, é comum que os pais tenham que deixar os seus filhos aos cuidados de outras pessoas e, nesses momentos, essas ferramentas podem contribuir como um facilitador. Por isso, ela orienta para o uso correto. “Deve-se evitar utilizar mamadeira e chupeta, mas, se não for possível, é preciso utilizar a mamadeira apenas para o momento do mamá e, a chupeta, apenas para acalmar o choro. O bico utilizado deve ser o ortodôntico, de cabeça chata. Também, é importante que esses hábitos sejam retirados da criança até os dois anos”.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - O processo de erupção dentária dos bebês gera muitas inseguranças nos pais. De acordo com a odontopediatra, alguns acreditam que o nascimento dos dentes provoca febre nas crianças, mas, o que acontece é um quadro febril. “A criança fica com a cabeça um pouquinho mais quente, o resto do corpo em temperatura normal, os pés e as mãos, frios. Com isso, ela fica irritada, pois, rasga a gengiva”.

Dentista em São Vicente - Para Heloisa, é possível aliviar o desconforto da criança ao oferecer um mordedor com base de gel, deixado no freezer por 15 minutos. Além disso, é importante ter alguns cuidados com a alimentação. “Orientamos para não dar alimentos quentes, mornos, moles ou crocantes. O ideal é priorizar comidas frias ou em temperatura ambiente e duros. Tudo que é frio alivia o desconforto”.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Odontologia para Bebês

Dentista em São Vicente - A Cassems possui um programa de prevenção para incentivar hábitos saudáveis no cuidado com os dentes das crianças, evitando tratamentos curativos. O atendimento preventivo é realizado no Centro Odontológico na sede da Cassems em Campo Grande: segunda, quarta e sexta-feira durante a manhã, ou terça e quinta-feira à tarde. As palestras de orientação para os pais acontecem duas vezes ao mês, às segundas de manhã e às quintas a tarde no auditório da sede da Cassems.

Dentista em São Vicente - O programa recebe dependentes de beneficiários titulares da Cassems e as crianças devem ter de zero à três anos e onze meses de idade, permanecendo no projeto até completar cinco anos. De acordo com Heloisa, a orientação é para que os responsáveis pela criança procurem ao programa de prevenção quando ela completar dois meses de vida e, após a primeira consulta, os retornos são trimestrais.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - A participação no programa de prevenção “Odontologia para Bebês” pode ser agendada pelo telefone 3309-5394 ou 99983-3765.

Fonte: https://www.enfoquems.com.br/campo-grande/dia-do-odontopediatria-a-importancia-de-cuidar-desde-cedo


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *