Entenda como é o tratamento da doença gengival | Colgate

Santo Antônio da Patrulha terá clínica municipal de Saúde Bucal
agosto 1, 2019
Saúde inicia projeto que leva atendimento odontológico à população aos sábados – Dourados Agora
agosto 1, 2019

Dentista em Santos



Problema comum que pode causar até a perda de dentes, a doença periodontal não costuma causar dor. Muitas pessoas sequer sabem que sua boca foi afetada até perceberem que sua gengiva e o osso que sustenta os dentes já estão seriamente comprometidos.

O problema tem três estágios: na gengivite, ainda na primeira fase, a gengiva fica mais vermelha, inchada e sangra facilmente. O segundo estágio é chamado de periodontite e ocorre quando há perda de tecido e osso que sustentam os dentes. Se não tratado, o quadro pode evoluir para uma periodontite avançada, o terceiro estágio, em que o dente fica mole, pode se mover e até cair.

A boa notícia é que esse mal pode ser tratado se identificado ainda na primeira fase. Durante um exame clínico, o dentista analisa a gengiva para verificar se há problemas. Um instrumento chamado sonda periodontal é usado para medir delicadamente a profundidade dos espaços entre os dentes e a gengiva.

Na borda da linha da gengiva, o tecido gengival saudável forma um sulco raso em formato de “V” (o chamado sulco gengival). A profundidade de um sulco normal deve ser de 2 mm ou menos. Nas doenças periodontais, o sulco se desenvolve em uma bolsa mais profunda, que acumula mais bactérias provenientes da placa e é difícil de limpar.

Como é feito o tratamento

Quando o dentista percebe a presença da gengival, ele pode realizar um tratamento ou encaminhar o caso a um periodontista, profissional especializado em diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais.

Um dos métodos para combater a doença é chamado de raspagem e alisamento, normalmente usado com quando as bolsas são maiores do que 2 mm. A raspagem remove a placa e o tártaro que estão abaixo da linha da gengiva. Um anestésico local pode ser aplicado para reduzir o desconforto. Por meio de um raspador ou de um limpador ultrassônico, o dentista cuidadosamente remove a placa e o tártaro de toda a profundidade de cada bolsa periodontal. As superfícies da raiz do dente são, então, alisadas ou planificadas. Esse procedimento permite que o tecido gengival cicatrize, além de dificultar o acúmulo de placa sobre as superfícies radiculares.

Seu dentista pode recomendar ou administrar medicamentos que ajudam a controlar a infecção e a dor, ou mesmo para facilitar a cicatrização. Em uma consulta de acompanhamento, o profissional verifica a cicatrização da gengiva e a diminuição das bolsas periodontais. Quando persistem bolsas maiores do que 2 mm mesmo após o tratamento, medidas adicionais podem ser necessárias. Você receberá instruções sobre os cuidados a serem tomados com os dentes e as gengivas que estão cicatrizando.

Como evitar a doença gengival

Manter uma boa higiene bucal por meio da escovação diária e do uso de fio dental, além de visitar regularmente o dentista, são medidas importantes para evitar a doença periodontal e manter sempre o sorriso saudável.

A remoção a placa bacteriana durante a escovação e o uso do fio dental é fundamental para evitar a doença periodontal. Para isso, conte com os cremes dentais da Colgate, feitos para reduzir o novo crescimento de placa e ajudar a prevenir as doenças na gengiva.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/especial-publicitario/colgate/noticia/2019/07/31/entenda-como-e-o-tratamento-da-doenca-gengival.ghtml


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *