Escovação de dentes em cães: tudo o que você precisa saber

SRIE FORMULRIOS E FARMACOTCNICA – FORMULRIO MAGISTRAL DA SADE BUCAL – PARTE 1/5 | Anfarmag
setembro 14, 2020
Projeto Ter Saúde oferta atendimento médico e emissão de documentos no Guamá e Icuí-Guajará :: FolhaGO
setembro 14, 2020

Dentista em Santos



Dentista em São Vicente - Não são apenas os humanos que precisam estar atentos com a saúde bucal. Os cães também necessitam de cuidados diários!

Dentista em São Vicente - Muitas pessoas desconhecem o fato de que a boca é uma das principais causadoras de problemas e doenças em animais. A infecção da cavidade oral pode se estender e favorecer doenças graves em outros órgãos, como rins e coração, por exemplo.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Um dos primeiros sinais de que algo está errado é o mau hálito, que pode indicar que o pet já esteja sofrendo de doença periodontal, um mal que atinge 85% dos cães e gatos com mais de 3 anos de idade.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Outros sintomas comuns e que os tutores devem ficar atentos são: mudança de cor e edema nas gengivas (crescem e ficam mais avermelhadas), corrimentos orais com ou sem sangue, aumento da salivação e prurido (coceira) na região do focinho.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Porém, o que poucos tutores sabem é que a melhor solução para manter em dia a higiene bucal dos cães é por meio da escovação ou o uso de outros produtos e objetos, como ossos, próprios para a higiene bucal dos pets.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Essa higienização e limpeza é tão necessária que precisa começar a ser feita assim que os cãezinhos trocam os dentes de leite pelos permanentes. Logo, é importante habituar o bichinho desde cedo. 

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Mas não se preocupe, neste artigo nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a escovação bucal dos cães. Além disso, nós vamos te dar dicas de como escovar os dentes dos peludos, mostrando os tipos de pastas e escovas adequadas para eles. Acompanhe até o final!

Qual a importância de escovar os dentes do meu cachorro? 

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Assim como funciona com os humanos, a escovação nos cães evita o acúmulo de placas bacterianas, mau hálito, o surgimento de tártaro nos dentes dos cachorros, perda dos dentes, inflamação das gengivas e até mesmo enfraquecimento ou perda óssea.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - O cuidado com os dentes dos cães é um cuidado a longo prazo, ou seja, cuidar da saúde bucal do seu pet evita que ele tenha diversas doenças e complicações no futuro. Caso o seu cãozinho já esteja com mau hálito, isso pode significar que ele já com problemas bucais. E a falta de cuidado e intervenção do tutor, pode fazer com que o quadro se agrave ainda mais.

Dentista em São Vicente - Em casos mais graves, o animal pode perder mais de um dente ou ficar com os dentes amolecidos, causando dor, incômodo e interferindo até mesmo na alimentação. Caso o animal já esteja com problemas bucais, durante a mastigação, a movimentação do dente no local infeccionado faz com que as bactérias consigam invadir os vasos linfáticos e sanguíneos e chegar até outros órgãos do corpo do pet.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Isso pode causar, inclusive, problemas como infecções no coração (endocardite). A doença periodontal pode ainda estar associada à doença renal, nos pulmões, articulações e osteoporose. Para prevenir tantos problemas, é fundamental saber como escovar o dente do cachorro.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - A escovação e limpeza deve começar quando o animal ainda é filhote. Tentar fazer a limpeza dos dentes do cãozinho quando os danos já começaram, pode não ser eficaz. No entanto, nunca é tarde para começar a cuidar da saúde bucal dos seu bichinho. Fique atento, pois não basta apenas ter uma escova e uma pasta, é necessário saber higienizar a boca e os dentes do animal de maneira correta.

Como escovar os dentes dos cães?

Dentista em São Vicente - Saber escovar os dentes dos cães de forma correta é muito importante para que o tutor consiga fazer uma limpeza realmente efetiva no animal. Quando o dono do pet não sabe escovar os dentes do cachorro de forma correta e não torna a limpeza um hábito, acaba ocorrendo o acúmulo de placas bacterianas no dentes e gengiva, causando inflamações e infecções. 

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Além disso, muitos cães tendem a não gostar que os tutores escovem seus dentes, logo, eles podem ficar agitados e até mesmo agressivos. Com isso, se o tutor não tiver habilidade e até mesmo o controle da situação pode acabar machucando o pet.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Confira algumas dicas:

  • Utilizar, com delicadeza, uma escova dental com cerdas macias (as escovas para humanos podem ser utilizadas). A dedeira também pode ser utilizada no processo de adaptação e depois substituída pela escova, assim que o animal estiver condicionado;
  •  A pasta dental para humanos não deve ser utilizada porque contém flúor, que é engolido pelos animais e irrita o tubo gastrointestinal. Além da formação de espuma, que atrapalha o processo de escovação. A pasta dental veterinária tem um sabor agradável e facilita a escovação. Entretanto, também é importante buscar por pastas com ação química;
  • O animal deve estar bem confortável. Carícias e mimos ajudam a deixá-lo receptivo à escovação;
  • Realizar a escovação em ambiente calmo e em um momento tranquilo e relaxado também auxiliam;
  •  Sempre que possível, tentar fazer a escovação no mesmo horário, estabelecendo uma rotina, para que o processo de aceitação seja mais rápido;
  •  A escovação deve durar cerca de 1 minuto.

Como escolher os produtos adequados?

Dentista em São Vicente - Para escovar o dente do cãozinho, você vai precisar de uma escova. No entanto, é preciso estar atento ao tamanho da boca do pet para escolher o modelo ideal. A escova deve ter cerdas macias e não ser muito grande, como as de bebê, ou pode ser do tipo dedeira para não ferir a gengiva do animal. A escova tipo dedeira é a mais indicada, principalmente se o seu cachorro for de pequeno porte, pois assim você irá conseguir alcançar os últimos molares sem machucá-lo.

Dentista em São Vicente -

Dentista em São Vicente - Já a pasta dental deve ser uma própria para cães, que você encontra em nosso pet shop. Jamais use pasta dental humana no seu pet, pois elas têm um alto teor de flúor, que pode causar uma intoxicação grave nos peludos. Além disso, os cães acabam ingerindo a pasta durante a escovação, e por isso, ela precisa ser própria para eles.

Frequência 

Dentista em São Vicente - De acordo com a Academia Americana de Medicina Veterinária, a escovação dos dentes do cachorro deve ser diária, uma vez ao dia. Mas caso o animal apresenta muita resistência, o tutor pode diminuir as escovações para três vezes na semana.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Se o seu cãozinho não se adapta a limpeza bucal de nenhum jeito, o tutor pode optar comprar ossos e outros petiscos próprios para a limpeza da boca. Esses produtos não são tão efetivos quanto a escovação, mas eles podem auxiliar muito na prevenção de infecções e bactérias nos dentes e na gengiva.

Dentista em São Vicente - E como vimos, a falta de higiene bucal pode causar diversas doenças perigosas para os cães, começando com uma leve infecção bucal e podendo chegar até mesmo no coração. Por isso, não deixe de zelar pela saúde bucal do seu cãozinho diariamente. Boa sorte!

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda -

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda -
Escrito por
Ana Luiza Caldeira Brant

Fonte: https://auaumania.com.br/escovacao-de-dentes-em-caes-tudo-o-que-voce-precisa-saber/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *