Incontinência urinária: fisioterapia pélvica e laser podem reverter quadro – 03/11/2020

Show de mentiras agora ao vivo
novembro 3, 2020
o que é? Descubra como prevenir a saúde bucal do seu filho através de um aplicativo
novembro 3, 2020

Dentista em Santos



Dentista em São Vicente - A incontinência urinária é um sintoma bastante comum que pode ser definido como a perda involuntária de urina. Ela ocorre com a percepção do paciente ou sem que ele note.

Dentista em São Vicente - É um problema mais corriqueiro entre mulheres acima dos 35 anos, mas também pode acometer homens que tiveram problemas na próstata. Entre idosos, chega a ocasionar sérios problemas de socialização, mas, felizmente, é uma queixa de saúde com bons tratamentos e cura.

Há dois tipos

Dentista em São Vicente - A incontinência urinária pode ser classificada como “de esforço”, que acontece em situações onde a pessoa faz força para tossir, correr ou pular, ou “urge-incontinência”, quando o paciente tem uma vontade muito forte e abrupta de fazer xixi e não consegue segurar.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Ela também pode ser advinda de cálculos vesicais, tumores de bexiga e doenças neurológicas, como Parkinson ou sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Tabagismo e diabetes também aumentam o risco do desenvolvimento de incontinência urinária.

O que causa?

Dentista em São Vicente - A do tipo “de esforço” surge, geralmente, de uma lesão no esfíncter, que é uma estrutura muscular de controle involuntário presente em órgãos ocos. Ele tem função de reter ou liberar o conteúdo dos mesmos. Entre mulheres acima dos 60 anos é mais comum que ocorra pela relação com certos fatores, como obesidade, retirada do útero, muitos partos por via vaginal e sedentarismo.

Dentista em São Vicente - O problema pode ser desencadeado também pela menopausa, que faz com que a mulher tenha uma queda dos hormônios femininos, provocando atrofia da região genital e prejudicando assim o controle da parte urinária.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - “As estatísticas apontam que 20 a 30% das mulheres na menopausa apresentam essa disfunção. Em idosas, a prevalência normalmente é superior, atingindo 62,6%”, diz Claudia Palos, médica especialista em uroginecologia do Hospital 9 de Julho, de São Paulo.

Dentista em São Vicente - A urge-incontinência tem relação com a contração do músculo da bexiga, pressionado de tal forma que a pessoa não consegue chegar a tempo no banheiro. Uma das principais causas é uma doença chamada bexiga hiperativa. A infecção urinária também provoca a sensação de urgência para urinar.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Para os homens, a incontinência urinária pode ter relação com complicações de uma cirurgia para a retirada da próstata, em pacientes que tiveram câncer.

Impacto comportamental em idosos

Imagem: iStock

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - O problema em si não costuma provocar dano ao trato urinário dos pacientes. “A grande consequência é o impacto para a saúde mental, principalmente do idoso, porque leva ao isolamento social. A pessoa na terceira idade que tem problema com incontinência urinária evita sair de casa, pois sente vergonha ao molhar a roupa, ficar com cheiro de urina e teme que as pessoas percebam”, comenta Flávio Iizuka, urologista do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital Albert Einstein, ambos de São Paulo.

Dentista em São Vicente - O ideal, em casos assim, é começar a conversar com ele sobre o problema de forma genérica, falando que incontinência tem tratamento e assim abrir caminho para o diálogo.

Dentista em São Vicente - O uso contínuo de forros ou fraldas para bloquear o xixi, além do incômodo, pode levar a dermatites. Isso pode evoluir, em alguns casos, para infecções locais de pele. Além disso, o ambiente quente e úmido propicia a proliferação bacteriana, podendo levar a infecções urinárias.

Dentista em São Vicente - Para prevenir, enquanto não se procura ajuda médica, é importante ficar atento a limpeza da região e adequada proteção.

Dentista em São Vicente - A boa notícia é que a incontinência urinária tem cura —e sem alta complexidade de tratamentos. Para um resultado satisfatório das investidas médicas, entretanto, é necessário um bom diagnóstico.

Tratamentos

assoalho pélvico - iStock - iStock
Imagem: iStock

Dentista em São Vicente - Para incontinência do tipo de esforço o tratamento se inicia com fisioterapia do assoalho pélvico, para casos leves. Os resultados são bastante promissores. Para casos moderados e severos, o tratamento é cirúrgico, com procedimento minimamente invasivo chamado Sling. O protocolo tem eficiência em mais de 95% dos casos.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Para incontinência urinária do tipo bexiga hiperativa, ou urge-incontinência, o tratamento é medicamentoso. Existem remédios, por via oral, chamados anticolinérgicos que fazem com que a bexiga pare de ter contrações urgentes.

Dentista em São Vicente - Em casos onde o uso de remédio não acaba com o problema, existe tratamento com aplicação de toxina botulínica intravesical, através de um procedimento no hospital, no centro cirúrgico, de grande eficácia. O único problema é que são necessárias aplicações periódicas —semestrais ou anuais.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Para a incontinência masculina, consequente da cirurgia radical para câncer de próstata, o tratamento é fisioterapia do assoalho pélvico, para casos leves. Existe alternativa cirúrgica de acoplação de esfíncter artificial ou Sling masculino, para casos moderados ou intensos.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Dependendo da avaliação médica também é possível fazer terapia comportamental contra a incontinência urinária. Ela baseia-se em intervenções educativas, em mudanças nos hábitos de vida e no comportamento do paciente que possa influenciar positivamente na melhora dos sintomas.

Dentista em São Vicente - Os pacientes também são orientados a parar de fumar, diminuir ou evitar a ingestão de alimentos irritativos, como álcool, frutas ácidas, chocolate, café, chá preto e todos os outros alimentos que possuem cafeína. São guiados também pela importância das mudanças no estilo de vida e na rotina diária, como boa ingestão hídrica, perda de peso, melhora do funcionamento intestinal e posicionamento correto durante a micção e a evacuação.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Também é possível tratar a incontinência urinária feminina através do uso de um aparelho de laser, o CO2 de onda contínua e baixa potência. Na área aplicada, há reformulação tecidual resultando na melhora da qualidade do tecido conjuntivo, melhora do colágeno e das fibras elásticas. As vantagens dessa técnica é ser minimamente invasiva, com aplicações rápidas, praticamente indolores e com possível efeito prolongado.

Dentista em São Vicente - E fique atento: quando a incontinência deixa de ser transitória e não existe infecção urinária associada é o momento de procurar um urologista.

Como prevenir-se

corrida, noturna,  - iStock - iStock
Imagem: iStock

Dentista em São Vicente - Para incontinência urinária do tipo do esforço, a melhor forma de evitar o quadro envolve fazer atividade física regular, evitar a obesidade e, no caso de agravamento relacionado à menopausa, procurar um ginecologista para acompanhamento. O uso de creme de vaginais com progesterona pode ajudar no último quadro.

Dentista em São Vicente - Para incontinência urinária do tipo urge-incontinência ou aquela relacionada a bexiga hiperativa que acomete mais mulheres, a recomendação é evitar alimentos que irritam a bexiga, como o café, a pimenta e outros molhos picantes. Tais alimentos intensificam esse tipo de problema e agravam a perda urinária.

Dentista em São Vicente - Com a relação à prevenção da incontinência urinária masculina, o ideal é buscar técnicas cirúrgicas cada vez menos agressivas quando existe um problema com a próstata. No caso de cirurgia de prostatectomia radical, a cirurgia do tipo robótica tem bons resultados, por ser menos agressiva e preservar melhor a área de tratamento.

Dentista em São Vicente - Fontes: Claudia Palos, especialista em uroginecologia do Hospital 9 de Julho, de São Paulo; Flávio Iizuka, urologista do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital Albert Einstein, de São Paulo; Claudio Murta, urologista médico no ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), do Hospital das Clínicas e do Centro de Referência da Saúde do Homem do Estado de São Paulo.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/11/03/incontinencia-urinaria-fisioterapia-pelvica-e-laser-podem-reverter-quadro.htm


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *