Lentes e facetas nos dentes

Indústria Trends Cuidados Pessoais Emulsionante Vendas, jogadores-chave, fabricantes de Dados, Análise de Preços, por Composição Densidade, usuário por End, por região para 2026 – Actual Penacova
dezembro 22, 2020
HGR pede comparecimento de familiares de homem vítima de acidente
dezembro 22, 2020

Dentista em Santos



Não é de hoje que os avanços dos tratamentos dentários estéticos estão transformando vidas. E o sorriso impecável com dentes simétricos e branquinhos é uma característica em comum entre as celebridades e influenciadores. Nomes como Giovanna Ewbank, Deborah Secco, Grazi Massafera, Gusttavo Lima, Mariano, Simaria, Kevinho, Neymar, Cristiano Ronaldo, Whindersson Nunes, entre outros estão na lista de personalidades que mudaram o sorriso.

Conhecidas como lentes de contato ou facetas, consistem em uma espécie de capa colada na superfície externa dos dentes e são indicadas para pessoas que por algum motivo estão insatisfeitas e desejam uma aparência mais atraente e harmônica. Sem dúvida, além da questão estética, a praticidade em obter resultados mais rápidos tem sido um dos motivos pelo qual fazem tanto sucesso na atualidade. Necessitando apenas de algumas visitas ao profissional, podem durar vários anos caso o paciente tenha uma rotina de cuidados. Mas, embora sejam procedimentos semelhantes, a diferença entre uma e outra é a espessura e a necessidade de desgaste dental, que é um fator importante a ser levado em consideração por se tratar de um procedimento irreversível, ou seja, não é possível recuperar a camada desgastada.

Recentemente tem circulado nas redes sociais fotos e vídeos chocantes do antes e depois de pessoas que aderiram a um dos procedimentos, em que algumas acabaram relatando que se arrependeram devido ao excessivo desgaste dental realizado. Por isso, um detalhe importante é ter conhecimento prévio sobre cada um dos procedimentos e correta indicação do profissional para evitar problemas que vão desde sensibilidade até casos mais severos como fraturas, necessidade de canal ou até mesmo, no futuro, o uso de dentadura. Certificar-se de que os benefícios superam os prejuízos é essencial.

Lente vs. Faceta

A lente de contato é um procedimento menos invasivo, com a vantagem de não desgastar o dente como no caso da faceta, e é indicada para situações mais simples cujo objetivo é apenas corrigir imperfeições no tamanho, textura, cor, forma ou com diastema, que é o espaço entre um dente e outro. Recobrem a superfície frontal do dente e, por serem ultrafinas, preservam o aspecto de translucidez e textura natural. Geralmente não é necessária a aplicação de anestia.

A faceta é indicada para problemas mais graves, quando os dentes originais estão corroídos, com muitas restaurações, fraturas ou escurecidos. Nesse caso há a necessidade de um maior desgaste do dente natural para que a faceta, que é como se fosse uma “capa” só que mais espessa do que a lente, seja colocada por cima. E para evitar desconforto ao paciente, requer anestia.

Para o cirurgião dentista Derly Tescaro Narcizo de Oliveira, de Rio Preto, as lentes de contato são um avanço das facetas, muito usadas na odontologia moderna por ser um procedimento menos invasivo, o que permite desgastar o mínimo possível do elemento dental e proporcionar mais conforto e satisfação ao paciente.

“As lentes de contato são chamadas de lente porque realmente são fininhas como uma lente usada nos olhos, portanto, é um procedimento menos invasivo porque, para adaptar no dente, não é necessário fazer tantos desgastes como no caso da faceta”, comenta.

Estética dental

Sentir-se desconfortável ao sorrir ou conversar por conta de problemas dentários abala a autoestima e compromete a qualidade de vida, o que torna a estética dental grande aliada tanto para a saúde física quanto para o equilíbrio emocional.

O cirurgião dentista Peter Kawata afirma que se o trabalho for bem feito, corretamente ajustado, muda completamente o sorriso da pessoa. “Fica muito bonito, a parte estética fica extremamente visível, e isso contribui significativamente para a elevação da autoestima. Antigamente, tinha muita extração dental, não havia tratamentos estéticos disponíveis. Hoje é totalmente diferente”, avalia.

“Poder devolver ao paciente o sorriso que ele queria muda a maneira como ele interpreta a vida, traz confiança. Temos várias histórias de mudanças internas pós-tratamento estético. Então, a grande vantagem é poder proporcionar ao ser humano a possibilidade de saúde tanto emocional quanto física”, explica Oliveira.

Contraindicação

Embora o número de pessoas aderindo à aplicação de lentes ou facetas seja cada vez maior, vale frisar que, assim como qualquer outro procedimento odontológico, é necessário passar por uma completa e minuciosa avaliação com o especialista, para que ele possa definir se o paciente pode ou não realizar o procedimento e qual o mais adequado.

“As restrições são raras, mas podem existir. Pode ser que haja uma inflamação dentro do tecido ósseo que não havia sido observada anteriormente, uma fratura de raiz assintomática. No caso de pacientes com comorbidades, caso elas não estejam sendo bem tratadas com um médico, é preciso cuidar antes, principalmente diabetes, que pode influenciar no volume gengival e na reação inflamatória. Se houver necessidade de um tratamento de canal, algum reparo no dente, profilaxia, remoção de volume gengival, tudo deve ser feito antes. E por último a instalação das próteses”, sinaliza Oliveira. “Outro fator importante é quando o paciente tem bruxismo. Nesse caso o tratamento da disfunção deve ser feito para que então seja possível instalar as lentes ou as facetas, já que enquanto o paciente tiver bruxismo ele pode descolar ou fraturar esses elementos, ou, como alternativa, usar botox ou placa miorrelaxante”, acrescenta.

Tratamento

O primeiro passo é procurar um profissional especializado que converse abertamente sobre cada etapa do procedimento, além de explicar ao paciente sobre a necessidade do retorno ao consultório dentro dos prazos estipulados, a rotina de higiene e cuidados, e sobre a necessidade de futuramente trocar as próteses. Após sanar todas as dúvidas, a avaliação clínica feita pelo dentista revelará as condições bucais do paciente e o procedimento mais adequado: lente ou faceta.

Oliveira explica que, para garantir durabilidade, segurança e saúde, é extremamente importante a escolha do profissional. “Procurar por um profissional especializado é valorizar quem você é. Quanto mais especializado mais ele sabe e mais ele oferecerá melhores resultados aos pacientes, tanto no quesito saúde estética como no caso de alguma intercorrência. Além disso, é a melhor forma de evitar desgastes excessivos no dente, a instalação de material de baixa qualidade e receber orientações adequadas”, ressalta.

Para Kawata, é fundamental sempre procurar informações do profissional para não correr o risco de entregar os dentes nas mãos de uma pessoa despreparada para o tipo de procedimento. “Encontre um profissional que não pense apenas em ganhar dinheiro, mas que queira o melhor para o paciente. Não jogue na loteria, como muitos fazem. Vale pesquisar com amigos, parentes, pessoas conhecidas, que possam indicar profissionais de confiança. O sucesso e o fracasso dependem dessa escolha. O paciente pode sair do consultório feliz, satisfeito, com a autoestima lá em cima, como também arrependido, com vergonha de sorrir, e isso, além de outras consequências, pode desencadear problemas emocionais”, orienta.

Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/cultura/2020/12/1216631-lentes-e-facetas-nos-dentes.html


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *