Manter a boa forma pode ajudar também a saúde bucal | Colgate

Roda de conversa busca aperfeiçoamento para alinhar conhecimento na área de odontologia
julho 16, 2019
Câncer e HPV: o que essas doenças têm a ver com a saúde oral
julho 16, 2019

Dentista em Santos



Todo mundo sabe que manter o peso saudável e praticar exercícios físicos regularmente fazem muito bem para a saúde física e mental, prevenindo doenças. Mas um estudo publicado ano passado na revista científica Journal of Periodontology trouxe mais uma vantagem da boa forma: pessoas que têm alto nível de aptidão física e que controlam o peso mostraram uma incidência mais baixa de doença gengival severa, problema que pode levar a perda dos dentes.

Os pesquisadores usaram o índice de massa corporal (IMC) e a porcentagem de gordura do corpo para registrar o peso e o consumo máximo de oxigênio como medidas de aptidão física. Com essas duas informações em mãos, eles fizeram a comparação com os exames bucais dos participantes. Aqueles com o IMC mais baixo e o nível mais alto de aptidão apresentaram índices significativamente mais baixos de doença gengival severa.

“O controle do peso e a aptidão física contribuem com a saúde geral e, agora, acreditamos que ficar em forma pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doença gengival. Como a doença gengival está relacionada a outras doenças, como problemas cardiovasculares e diabetes, existem ainda mais razões para você se cuidar por meio da dieta e dos exercícios”, diz à Associação Dental Americana (ADA) Samuel Low, reitor associado e professor de periodontia na Faculdade de Odontologia da Universidade da Flórida e presidente da Academia Americana de Periodontia.

De acordo com a ADA, a doença periodontal, ou doença gengival, é uma infecção dos tecidos que envolvem e sustentam os dentes e costuma ser uma causa comum de perda dental entre adultos. Frequentemente, o problema não causa dor, o que faz com muitas pessoas não percebam que precisam de cuidados. Portanto, é importante ficar atento a outros sintomas: gengiva vermelha, inchada, sensível ou com sangramento, mau hálito persistente ou gosto ruim na boca, mobilidade dos dentes e alterações na oclusão dos dentes ou de próteses ao morder.

Há diversos fatores de risco para a doença gengival, segundo a ADA: má higiene bucal, tabagismo, fatores genéticos, dentes apinhados (mais difíceis de manter limpos), gravidez, diabetes e medicações como esteroides, certos tipos de drogas antiepiléticas, drogas para a terapia do câncer, alguns bloqueadores de canais de cálcio e contraceptivos orais.

A doença periodontal tem três estágios. O primeiro é a gengivite, que ocorre quando a gengiva fica vermelha, inchada e sangra facilmente. Nessa fase, o problema pode ser eliminado com uma limpeza profissional no consultório do dentista, acompanhada de escovação e uso de fio dental diários. O segundo é a periodontite, que pode levar à perda de tecido e osso que sustentam os dentes. Ao longo do tempo, se não tratado, o quadro se torna mais severo, chegando ao terceiro estágio, a periodontite avançada, em que o dente pode ficar mole e se movimentar, afetando a mordida e a alimentação.

Cuidar bem da higiene bucal é o melhor caminho para evitar a doença periodontal. A ADA recomenda escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, limpar bem entre os dentes com o uso de fio dental, manter uma dieta equilibrada e visitar o dentista regularmente.

A remoção da placa durante a escovação e o uso do fio dental é fundamental para evitar a doença periodontal. Para isso, conte com os cremes dentais da Colgate, feitos para reduzir o novo crescimento de placa e ajudar a prevenir as doenças na gengiva.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/especial-publicitario/colgate/noticia/2019/07/15/manter-a-boa-forma-pode-ajudar-tambem-a-saude-bucal.ghtml


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *