Por que dentistas deveriam ser consultados antes de cirurgias e tratamentos médicos? | SEGS

Público prestigia oficina sobre saúde bucal na Expoacre « Notícias do Acre
julho 30, 2019
Implantes dentários: consideração a respeito da substituição de um dente permanente
julho 30, 2019

Dentista em Santos



O Dr. Gustavo Issas revela a importância de se consultar um dentista antes de procedimentos cirúrgicos e para evitar problemas como doenças cardíacas, derrames, diabetes, nascimento de bebês prematuros

Sempre escutamos que a saúde começa pela boca e da importância de cuidar da higiene bucal. Bactérias bucais causam doenças cardíacas (endocardite que pode lavar o paciente a morte) derrame cerebral, câncer, doenças respiratórias, diabetes, nascimentos de bebes prematuros. Então porque dificilmente ouvimos em uma consulta médica que é preciso tratar dos dentes? Qual foi a última vez que o seu médico recomendou que você procurasse um dentista?

O Dr. Gustavo Issas, cirurgião dentista, aponta que seria uma questão de saúde pública o trabalho conjunto entre médicos de diversas especialidades e dentistas: “o corpo humano é uma maquina complexa onde tudo, absolutamente tudo esta interligado. E assim deveriam ser os profissionais da saúde, trabalhando em conjunto. Por exemplo, problemas na coluna trazem desordens mastigatórias e vice-versa, o que já é conhecido. Mas apesar disso, nunca vi um ortopedista ou fisioterapeuta indicar seus pacientes a procurar um dentista. Quando foi a última vez que outro profissional de saúde encaminhou o paciente ao dentista? No entanto, nós dentistas indicamos usualmente que nossos pacientes consultem cardiologistas, fonoaudiólogos, ortopedistas, quiropraxia e outros”, relata.

Ir ao dentista é uma questão de saúde pública

Segundo o Dr. Gustavo Issas, antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, o ideal seria consultar um dentista para avaliar a saúde bucal: “O Dr. Ivo Pitanguy dizia que antes de fazer uma plástica no rosto o paciente deve procurar um dentista, e eu concordo com ele. Quantas pessoas você conhece que foram ao dentista por recomendação medica? Muitas vidas, muito sofrimento e muito dinheiro poderiam ser preservados com uma simples união destes profissionais, o que seria tão valioso no âmbito da saúde pública para a humanidade”.

É preciso uma ação conjunta dos especialistas

O dentista afirma que a maior integração entre medicina geral e odontologia é uma luta antiga: “Hoje a classe odontológica luta para que haja um dentista nas unidades de terapia intensiva, mas isso teria efeito somente emergencial e não preventivo. Assim, uma visita ao dentista antes de uma cirurgia, na minha opinião seria o mais indicado”.

Como recomendação, o Dr. Gustavo conta que seria ideal que os pacientes também se envolvam em ter essa consciência: “Questione o seu médicos e o seu dentista sobre isso, para incentivá-los a elevar o nível dos tratamentos multidisciplinares, o que representa um ganho para todos”.

Depressão pode ter também origem na saúde bucal

“No caso de depressão, psiquiatras e psicólogos deveriam também indicar o dentista para avaliação de higiene e bruxismo. Estudos já apontam que em alguns casos, existe correlação entre a saúde bucal e a depressão, e isso praticamente nunca é dito. Precisamos entender que a saúde bucal em dia é fundamental para um corpo e uma mente saudável”.

Fonte: https://www.segs.com.br/saude/183362-por-que-dentistas-deveriam-ser-consultados-antes-de-cirurgias-e-tratamentos-medicos


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *